segunda-feira, 2 de julho de 2012

Escoteiros visitam CEA – Júlio Branco da OSCIP Piratingaúna


Atividade Escoteira – Tropa Pégasus - 22º Grupo Escoteiro São Judas Tadeu - RJ
A Excursão Ambiental é mais uma das atividades da Tropa Escoteira Pégasus, 22º Grupo Escoteiro São Judas Tadeu – RJ que merece e deve ser registrada. Nesse 1º de julho a Tropa participou da sinalização da 4ª Corrida de São Pedro em Barra Mansa no bairro Cotiara e logo depois foi ao Centro de Estudos Ambientais na Associação Ecológica Piratingaúna, no bairro KM 4. 
Na oportunidade todos tiveram instruções sobre as classificações das formações de uma mata sejam (primária, secundária, terciária e clímax) de acordo com a importância de cada uma (iniciar e manter a vida das matas) e a importância da preservação e recuperação da Mata Atlântica as palestras foram proferidas pela bióloga Valéria de Almeida, onde foi mostrada a importância do reflorestamento ser feito de forma correta (não plantar por plantar), também foi apresentado como é feita a formação de substratos, os viveiros de mudas, luminosidades dos viveiros de acordo com a necessidade de cada espécie de mudas.
O local além dos viveiros para a produção de mudas, serve também de observação e estudos científicos para os alunos de biologia das universidades, UBM – UFLA, devido a grande biodiversidade do local, sejam da flora ou da fauna com animais de pequeno e médio porte (aves, morcego, répteis, tatu, preá, jaguatirica e muito mais). 
Os escoteiros tiveram uma tarde divertida de instruções ambientais, contatos com a natureza. Receberam informações que com certeza não esquecerão jamais. O Chefe César Augusto Ferreira de Souza e demais componentes do Grupo disse “Aqui deixamos o agradecimento a esses profissionais que nos receberam de tão bom grado. São os Escoteiros fazendo mais amigos.” Como presidente da OSCIP ficamos orgulhosos de receber em nossos viveiros um Grupo de Escoteiros e as portas estarão abertas para que voltem sempre. Disse Eduardo Wernech.