sexta-feira, 24 de junho de 2011

Rio + 20 uma nova oportunidade para cidades.


Esquerda: Raphael - Engº Fausto - Profº. Pedro Aranha - Bióloga Valeria e Eduardo Wernech
Como palestrante da primeira reunião do comitê da Rio+ 20 no Vale do Paraíba, fui orador da palestra sobre o papel da sociedade civil na Conferência sobre o desenvolvimento Sustentável conhecida como Rio+20, promovida pela OSCIP-Associação Ecológica Piratinguaúna, na ACIAP-BM - Associação Comercial de Barra Mansa.
Apresentei um breve histórico do processo de participação que teve inicio em 1968 com a criação do Clube de Roma, produziu um documento propondo os limites do crescimento em nosso planeta que foram reafirmados na primeira conferência sobre meio ambiente em Estocolmo em 1972. Quase 20 anos depois em 1987 as Nações Unidas proporam um novo grupo que estabeleceu o conceito de desenvolvimento sustentável e foi responsável em parceria com a Assembleia Geral da ONU pelo organização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento a Rio 92, que estabeleceu critérios para construção de um novo paradigma para seculo XXI através de tratados e de uma estrutura de planejamento chamado agenda 21.
Mais uma vez somos novamente convidados construir novos conceitos sobre governaça e economia temas centrais da Rio+ 20 e a presença da Vice prefeita de Barra Mansa Ruth Coutinho,nos criou a oportunidade de discutir um novo futuro para cidade através da implementação de políticas públicas para sustentabilidade na região do Vale do Paraíba, tendo o Município como referência positiva para a localidade.
A Economia Verde tema central da Rio +20 pode ser uma alternativa para região mitigando os impactos gerados pelo modelo de desenvolvimento imposto, que não respeito os direitos básicos do seres humanos gerando uma grande ausência justiça socioambiental na região do Vale do Paraíba.
Concluímos nossa palestra com a implementação do Comitê da RIO+20, e com a presença da Vice prefeita de Barra Mansa Ruth Coutinho, afirmamos a possibilidade de uma nova gestão na política de desenvolvimento local com a intenção de transformar  Barra Mansa, ser a primeira cidade brasileira sustentável dentro das novas diretrizes para segunda década desse novo milênio.
Pedro Aranha e ambientalista e membro do grupo de trabalho sobre Governança Ambiental da Nações Unidas. E Eduardo Wernech, Presidente da OSCIP – Piratingaúna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário