quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Belo Monte e a necessidade de um novo equilíbrio de forças na ONU foram temas de debates neste XI Encontro Verde das Américas.

Entre os temas mais polêmicos, esteve o de Belo Monte, onde tanto líder indígena Marcos Terena de um lado e o Dr. Valter Cardeal, diretor de Geração da Eletrobrás, de outro, tiveram espaço para colocarem suas visões e debaterem ideais, permitindo chegar ao entendimento possível dada as circunstâncias democráticas em que o povo brasileiro precisa e demanda por novas fontes de energia para o seu crescimento. Inicialmente duramente questionado pelo líder indígena, o Dr. Cardeal teve a tranquilidade e o espaço para explicar sobre as novas Hidrelétricas, incluindo Belo Monte, detalhar seus impactos socioambientais, a conservação do meio ambiente e o respeito ao Cidadão assegurando ao público os cuidados com os quais o Governo Federal está tratando não apenas do meio ambiente, mas os direitos das pessoas que serão afetadas. Em relação aos índios, o Dr. Cardeal explicou que todas as comunidades foram ouvidas e assegurou que o Projeto de Belo Monte não provocará inundação de Terra Indígena. Como exemplo de experiências bem sucedidas de programas de geração de energia elétrica e povos indígenas, o representante da Eletrobrás mostrou a experiência da Usina de Tucuruí, da Eletronorte, e as nações Parakanã e Waimiri-Atroari, onde a existência do empreendimento permitiu inverter a tendência de decréscimo populacional e aumento da vulnerabilidade e da segurança social daqueles povos indígenas que hoje podem contar com saúde, educação, qualidade de vida e um crescimento populacional antes inimaginável. “ - (Texto do site do Greenmeeting.) - Na foto: Mesa com o lider indígena Marcos Terena, o Dr. Valter Cardeal da Eletrobras e o Embaixador do México Alejandro Navarette.
Há ainda muito a discutir em relação a este empreendimento pela grandiosidade e pela questões ambientais, só não dá apenas para radicalizar sistematicamente, está na hora de buscar equilíbrio entre todas as partes interessadas, Ambientalista sim, Eco doido não.

Eduardo Wernech

Presidente

Oscip – Piratingaúna.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SUCESSO - XI Encontro Verde das Américas, o “Greenmeeting”


Valeria - Cacique Rafael (Guajajara) e Eduardo Wernech
Valeria de Almeida e Ney Matogrosso (Premiado Greenmeeting)
 
Eduardo Wernech - Cacique Marcos Terena e Ademar Leal
Eduardo Wernech e Vilmar Berna (Prêmio Global 500 da ONU)
Pela décima primeira vez o XI Encontro Verde das Américas, o “Greenmeeting”, sob a Coordenação Geral de Ademar Leal - Palíber e com as presenças de importantes lideranças ambientais e autoridades, diante de um seleto e atento público. Palestras e pronunciamentos como a do Senador Cristovam Buarque, do Senador Rodrigo Rollemberg, Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização do Senado Federal do Secretário de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal Eduardo Brandão, que deram o tom do Encontro. O Secretário Geral da OTCA, Embaixador Alejandro Gordillo, falou de maneira conclusiva sobre as instâncias de atuações da organização do tratado de cooperação Amazônica. Além da Representação do Ministério do Meio Ambiente do Governo Brasileiro; Agnelo Queiroz, Governador do Distrito Federal; Marco Maia, Presidente da Câmara dos Deputados; ; Senador Cristovam Buarque; Senador Jorge Viana; Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil; Sarney Filho, Deputado Federal e Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; Antônio Roberto, Deputado Federal MG; Embaixador Horacio Sevilla Borja, Equador; Embaixador Ramez Zaki Odeh Goussous, Jordânia; Embaixadora Maria Elvira Pombo Holguín. Colômbia; Embaixador Drago Stambuk, Croácia; Embaixador Alejandro de la Peña Navarrete, México; Embaixador Bellur Shamarao Prakash, Índia; Embaixador Demitri Alexandrakis, Grécia; Embaixadora Milena Smit, Eslovênia; Embaixador, Mark Trainor, Nova Zelândia; Embaixador Kellawan Lall, Guiana; Embaixador Bachar Yaghi, Chefe da Missão Permanente da Liga dos Estados Árabes; Embaixadora Eva G. Betita, Filipinas; Adriano Magalhães, Secretário de Estado de Meio Ambiente e D/S de Minas Gerais; Ari de Almeida, Administrador da Ceilândia DF; Ronaldo Vasconcellos, CONAMA; Silvestre Gorgulho, Editor da Folha do Meio Ambiente; Maurício Azêdo, Presidente da ABI; Wagner Barja, Diretor do Museu Nacional da República; Hugo Bethlem, Vice-Presidente de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar e Representações Diplomáticas de vários continentes e outras Autoridades. Em fim um grandioso evento pela importância da defesa do meio ambiente e ações que visam a organização da Rio + 20 que acontecerá no mês de junho de 2012 no Rio de Janeiro.
Eduardo Wernech
Presidente da OSCIP

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

“ DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS”. Denuncie!


Esse é o resultado da ignorância de uns poucos.

A secretaria estadual do Ambiente do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) todos os anos, nesta época de estiagem, decretaram estado de alerta em relação as QUEIMADAS, mas percebemos que isto é muito pouco, pois se a população não for educada e solidária com os Bombeiros e até mesmo agindo como voluntária não surte efeito. Para se ter uma ideia da dimensão do problema no ano passado foram milhares de atendimentos feitos pelas corporações do Corpo de Bombeiros pelo estado afora. Nós da OSCIP - Associação Ecológica Piratingaúna, fazemos um apelo, nada de balão, nada de queimada, de fazer piquenique com fogo, de jogar guimba de cigarro pela janela. Se acaso você vir alguém ateando fogo para limpar estradas, queimando lixo ou preparando terreno para a agricultura liguem imediatamente para a Polícia Civil ou para a Polícia Militar, pois Queimada é CRIME. Vale ressaltar que este ano está sendo um dos mais críticos, segundo dados do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que monitora o todo o território nacional, é estarrecedor os números, para exemplificar esses satélites registraram no dia de hoje, 12 de setembro de 2011, 13.387 focos de incêndio no País, com um acumulado de mais de 57.000 de janeiro a setembro. O nosso Estado do Rio de Janeiro, conta com mais de 30 focos de incêndio, é preciso lembrar que no ano passado focos de incêndios destruíram partes de áreas de preservação ambiental e propriedades privadas. Foram destruídos 1.200 hectares em parques estaduais e federais. Os danos foram grandes, na Serra dos Órgãos, na região serrana fluminense. O Parque Nacional de Itatiaia, que possui 30 mil hectares de preservação, foi o mais atingido e perdeu centenas de hectares para o fogo. Todos sabemos que apesar de ser CRIME as queimadas urbanas é uma prática comum entre a população. Método habitualmente utilizado para eliminar resíduos de podas de árvores e roçagem de terrenos vazios, o fogo também é usado para queimar lixo e outros materiais que, após entrarem em combustão, costumam ser tóxicos aos seres humanos e ao meio ambiente e há o fator da queima de campo e mesmo a queima das restevas de lavoura (para facilitar o preparo do solo) prejudicam o solo. Aliás, diversas campanhas têm sido realizadas, de combate à queima dos campos. Portanto, não é por falta de divulgação e alerta que esta prática, antes rotineira, ainda seja utilizada. O que mais surpreende é que todos sabem de modo geral, que a queima de lixo libera, também, dioxinas e furanos. Seria tedioso relacionar todo o arsenal tóxico liberado nas queimadas feitas em muitas áreas de reciclagem, bem como naquelas provocadas em “lixões e lixinhos clandestinos”, onde se queima tudo que é possível. Entretanto para encerrar apelamos a todos “ DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS”. Denuncie!
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga." --- Albert Einstein
Eduardo Wernech
Presidente da OSCIP Piratingaúna

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OSCIP Piratingaúna amplia viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica.


A OSCIP – Associação Ecológica Piratingaúna, amplia o viveiro de mudas nativas da mata atlântica, aumentando a capacidade das atuais 100 mil mudas para 180 mil mudas ano, com isso o viveiro passa a possuir três locais distintos para as etapas: germinação, crescimento e aclimatação. A reestrutura abrigará a fase final das mudas. No local elas também ficam expostas a céu aberto para se adaptarem através de rustificação às condições de campo. O objetivo da ampliação é comportar a quantidade de mudas produzidas no ano passado que estão sendo repicadas (passando dos Tubetes para Sacolas) e também àquelas produzidas este ano, que entrarão na fase de aclimatação. Nesta nova fase o CEA – Centro de Estudos Ambientais – Júlio Branco coordenado pela Bióloga, Valéria de Almeida, onde também são realizadas pesquisas de tolerância dos macros e micros nutrientes das espécies produzidas, testes de germinação, testes de tolerância ao condicionamento das sementes e quebra de dormência. Vale destacar que esse espaço funciona como Viveiro Educador onde alunos e professores universitários de diversas áreas e a comunidade em geral podem aprender, interagir e construir novos conhecimentos.

Eduardo Wernech
Presidente - OSCIP