sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nascente do Córrego Cotiara vira deposito de entulho


Moradores do bairro São Genaro pedem providências para retirada do entulho
O Jornal Folha do Interior recebeu a denúncia dos moradores do Bairro São Genaro, em Barra Mansa, de que a nascente do Rio Cotiara que passa pelo bairro, estaria recebendo entulho, restos de obras, telhas de amianto que são altamente poluentes.
São muitas telhas de amianto.
Para o Ambientalista e presidente da Associação Ecológica Piratingaúna (Oscip) Eduardo Wernech, os moradores devem cobrar providências por parte do poder público municipal, para que façam o recolhimento e destinação final adequada aos entulhos jogados incorretamente próximos a nascente do Córrego Cotiara, no bairro São Genaro.
“É um absurdo com os moradores do bairro, isso demonstra o total descaso e incompetência por parte da prefeitura de Barra Mansa em relação ao Meio Ambiente, que é um direito de todos” afirma o ambientalista.
O Coordenador de Resíduos Sólidos do SAAE, Jackson Rabelo, disse que é difícil saber de onde vem o material jogado irregularmente ás margens da nascente do Córrego Cotiara, e que a pessoa que for flagrada jogando lixo entulho no córrego será multada. Jackson também disse que o infrator responderá processo por crime ambiental, e se for pego poderá ser preso.
Jackson afirmou que até o começo da semana, irá ao bairro São Genaro para verificar as condições do local e a possibilidade da retirada do entulho, e vai também comunicar o proprietário do terreno em que os entulhos estão sendo lançados, para que coloque uma cerca no local, afim de acabar com o despejo irregular de entulhos.
O Coordenador pede ainda que os moradores do bairro colaborem e denunciem caso vejam alguma irregularidade, pelos telefones: 3322-6195 e 3322-9100.

Publicada em 28 de outubro de 2011 - 18 h 8 - Jornal Folha do Interior.

Nota do Blog: É bom lembrar que as telhas de amianto foram destruídas com a chuva de Granizo acontecida em abril deste ano e já estamos no final de outubro, portanto a Coordenadoria de Resíduos Sólidos não tomou as devidas providências até hoje, isto posto, vale ressaltar que ali provavelmente é também um criadouro do mosquito da Dengue. Em vez de desculpas esfarrapadas que resolvam o problema com urgência.
Eduardo Wernech
Presidente da OSCIP

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Entorno da ARIE – Floresta da Cicuta está mais verde



Resultado de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, acordo entre a empresa Construtora Queiroz Galvão e o MPF – Ministério Público Federal (Barra Mansa/Volta Redonda-RJ), está deixando o entorno da ARIE – Floresta da Cicuta mais verde. É a chamada compensação ambiental, que já mostra resultados, pois mais de 80 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas e já vamos completar um ano de manutenção e por conta das intempéries devido a grande estiagem, vamos agora iniciar o replantio de mais 5 mil mudas e o enriquecimento com mais 2 mil mudas. Com a manutenção já anteriormente prevista logo depois da implantação, vamos cuidar delas por 36 meses no mínimo, o que garante que essas mudas atinjam um estágio para sobreviverem sozinhas. Para nós da OSCIP – Associação Ecológica Piratingaúna, as árvores são consideradas patrimônio da humanidade. A diversidade de espécies que distribuímos em uma área de 40 Ha, cerca de 105, vem de uma produção cuidada com muita dedicação e carinho. "Um dos objetivos é o aumento das nossas áreas verdes e o enriquecimento biológico das nossas matas também", diz a bióloga, Valeria de Almeida.
Eduardo Wernech
Presidente - OSCIP