quinta-feira, 26 de março de 2015

Plantio de espécies nativas as Margens do Rio Paraíba do Sul em parceria com a FIRJAN e a OSCIP - Piratingaúna


Neste dia 25 de março em face do II Encontro da Indústria Sul Fluminense, realizado na manhã de hoje em Barra Mansa, teve como tema o reuso de água e o reflorestamento.  O evento discutiu ações sustentáveis que necessitam ser adotadas pelas grandes empresas e municípios. Para abrir o evento foi plantada uma muda nativa da espécie Pau Brasil, pelo presidente do sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, do presidente da Firjan/CIRJ no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, o Fafal, e do prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, como apoio da Bióloga e Gerente de Horto Reflorestamento da Prefeitura de Barra Mansa, Valéria de Almeida, esteve presente também o Secretário de Meio Ambiente Marinho Branco, o evento contou também com plantio de espécies nativas as Margens do Rio Paraíba do Sul em parceria com a OSCIP - Associação Ecológica Piratingaúna  e a FIRJAN, tendo o apoio da coordenadora de Meio Ambiente da Regional Firjan Rogéria Maroclo, foi muito gratificante a presença dos alunos e professoras do SESI e demais autoridades que prestigiaram o evento.










"Produção de Águas" no Distrito de Nossa Senhora do Amparo


 

Mais uma etapa concluída do Projeto "Produção de Águas", desta feita foi realizada a décima segunda edição, sendo a propriedade localizada no Distrito de Nossa Senhora do Amparo, denominada de Sítio do Sossego, cujo proprietário e o Senhor Benedito de Oliveira ( Dito).

Vale ressaltar que estiveram presentes os membros da comunidade de produtores rurais que participaram ativamento do processo de plantio e se propuseram a cuidar das plantas. Tivemos presença de representantes do CONDEMA, do Sr. Roberto Beleza, Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Secretário de Meio Ambiente Dr. Mário Branco (Marinho), da primeira dama e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria José César, recebemos os alunos e professores da Escola Municipal de Amparo, bem como a representação de diversas outras secretarias.

As atividades do projeto denominado Produção de Águas, continuam nos próximos dias, segundo o cronograma de atividades e após a assinatura de Termo Aditivo prorrogando por mais 12 meses o Termo de Parceria referente ao processo 1182/2013, já aprovado pelo CONDEMA. Os plantios desta segunda etapa do projeto, ocorrerá em nascentes que se encontram no distrito de Santa Rita de Cássia já selecionadas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura em vista de buscar a eficiência na recuperação florestal naquela importante região de produção de folhosas.













 


segunda-feira, 9 de março de 2015

Mais uma edição do projeto 'Produção de Águas'


Realizamos a 11ª edição do projeto 'Produção de Águas'. A parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e com apoio do prefeito jonas Marins a Oscip – Associação Ecológica Piratingaúna tem por objetivo a recomposição de margens de rios e a recuperação de nascentes do município de Barra Mansa. Nesta etapa foram plantadas 520 mudas de espécies de Mata Atlântica em duas nascentes localizadas na Fazenda Sede Velha, no distrito de Santa Rita de Cássia. Ao todo, o distrito conta com 102 nascentes identificadas pela Associação de Produtores Rurais de Santa Rita de Cássia, destas já foram contempladas 32 nascentes. Desta vez o plantio contou com a participação de cinco jovens atendidos pelo projeto 'Educando para a Sustentabilidade', realizado pela Fundação Mokiti Okada em parceria com o Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) a fundação tem a frente neste projeto Sócio Educativo o Senhor Leandro Amado. Ressaltamos que estiveram presentes os membros da comunidade de agricultores que participaram ativamento do processo de plantio e se propuseram a cuidar das plantas. Além da presença de representantes do CONDEMA, o Sr. Roberto Beleza, Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Secretário de Meio Ambiente Dr. Mário Branco (Marinho), bem como a representação de diversas outras secretarias. O projeto terá continuidade em 2015, já aprovado pelo CONDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente e pelo Gabinete do Prefeito Jonas Marins. O Próximo Plantio será realizado desta vez no distrito de Nossa Senhora do Amparo no dia 25 de março, a pedido da comunidade e a nascente já foi devidamente mapeada.